Clique aqui e falepelo Whatsapp!
ULTRASSONOGRAFIA
O que é?

É um exame que utiliza ondas sonoras para avaliar a anatomia ou circulação de órgãos e locais específicos, permitindo detectar alterações ou doenças. Exames que realizamos • USG de abdome superior / inferior / total • USG de aparelho urinário / bolsa escrotal / próstata • USG obstétrica / pélvica • USG de glândulas salivares / estruturas superficiais / tórax / articulações • Doppler venoso ou arterial de membros superiores ou inferiores Preparo

1. Se ultrassom de ABDOME:

- No dia anterior ao exame

• Evitar bebidas alcoólicas e alimentos muito gordurosos, como frituras e processados; • Evitar consumir refrigerantes, leite e derivados, feijão, repolho e outros alimentos que aumentem a produção de gases; • Evitar fumar; • O jantar na véspera tem que ser leve e ingerido até no máximo até as 21h. Se o paciente sentir fome após este horário, poderá ser realizado lanche leve até meia noite.

- No dia do ultrassom

• O paciente deve estar em jejum absoluto de no mínimo oito horas; • É necessário reter a urina, ou seja, ficar sem urinar por pelo menos duas horas antes do exame; • Ingerir 60 gotas de Dimeticona/Simeticona duas horas antes do exame com o mínimo de água possível.

2. Se ultrassom de APARELHO URINÁRIO:

. É necessário estar de bexiga cheia para o exame. Portanto, 1 hora antes do exame, tome de 4 a 6 copos de água; . Caso o desconforto da espera com bexiga cheia seja muito grande, o paciente deve tentar urinar parte do volume contido em sua bexiga e em seguida tomar mais 2 copos de água para enchê-la; . Para crianças menores de 3 anos não há necessidade de preparo. . Para crianças entre 3 e 10 anos, pedimos para ingerir água deixando a bexiga cheia no momento do exame. . Não é necessário jejum alimentar.

3. Se Ultrassom de PRÓSTATA:

. Se for por via abdominal : O único preparo necessário é estar com a bexiga bem cheia, para facilitar a visualização da próstata durante o exame, que dura em média 20 minutos.

. Se for por via transretal: é necessária uma preparação específica: # Uso de laxantes ou enema (lavagem intestinal) na véspera para esvaziar o intestino;

# Ingestão de até 1 litro de água no período de 1 hora antes do exame, para que a bexiga esteja cheia e facilite a visualização da próstata.

4. Se ultrassom de BOLSA ESCROTAL: não é necessário preparo.

5. Se Ultrassom PÉLVICO ou OBSTÉTRICO:

# Na ultrassonografia suprapúbica: os pacientes são orientados a ingerir entre quatro e seis copos de água uma hora antes do exame para facilitar a obtenção de imagens.

# na ultrassonografia transvaginal:a bexiga deve ser esvaziada antes da realização do procedimento.

6. Se ultrassom de GLÂNDULAS SALIVARES / ESTRUTURAS SUPERFICIAS / TÓRAX/ TIREOIDE/ ARTICULAÇÕES : não é necessário preparo.

7. Se DOPPLER venoso ou arterial de membros superiores ou inferiores: não é necessário preparo

Realização

O médico radiologista/ultrassonografista usará um transdutor sobre a pele na estrutura a ser analisada, podendo ser necessário utilizar também gel condutor, e as imagens em tempo real serão geradas para análise.

Resultado

Terminado o exame, o médico radiologista/ ultrassonografista providencia o laudo do exame, que poderá ser entregue imediatamente ou em outro momento (a depender da rotina do serviço).
EXAMES
CONTATOS
63 98512 5230   |   (63) 3216-0767 atendimento@cardiopalmas.com.br cardiopalmas@gmail.com
Desenvolvido por SuperAnúncios
© 2021. CENTRO CLÍNICO CARDIOPALMAS.
Todos os direitos reservados.