Clique aqui e falepelo Whatsapp!
TESTE ERGOMÉTRICO
O que é?

É um exame feito em esteira rolante (caminhada progressiva, corrida), submetendo o coração a esforço físico e servindo para a avaliação ampla do funcionamento cardiovascular (como batimentos cardíacos, pressão arterial e condicionamento físico) e detecção de doenças, entre outros.

Preparo

No dia do exame, após o banho, não utilizar cremes, pomadas ou gel no corpo; Vir ou trazer roupa confortável para exercício (agasalho/tênis).
Pede-se que o paciente retire todos os metais externos em contato com o corpo (brincos, pulseiras, cordões, relógios, cintos de metal, etc), pois podem interferir no registro do ECG de esforço.

Não fumar 2 horas antes do exame.

Dieta normal 2 horas antes ou dieta leve 1 h antes do exame; o paciente não deve fazer o exame em jejum.

A suspensão de medicação em uso fica a critério do seu médico e na dependência dos objetivos do exame. Quando o objetivo é diagnosticar doença arterial coronária, caso seja possível, recomenda-se suspender medicamentos que possam mascarar as manifestações da doença, como betabloqueadores (Atenolol, Propranolol, Metoprololetc), inibidores dos canais de cálcio (Diltiazem, Verapamil) e vasodilatadores coronarianos (Dinitrato ou Mononitrato de Isossorbida, Nitroglicerinaetc).

Realização

O primeiro passo é coletar dados com o paciente e descritos no pedido médico para definirmos a indicação do exame, afastar contraindicações e estabelecer o protocolo ideal de esforço para cada paciente.

O teste ergométrico tem um termo de esclarecimento e consentimento que deve ser lido e assinado pelo paciente ou seu responsável antes de iniciar o exame.

A seguir são colocados 5 eletrodos no tórax do paciente para o registro do eletrocardiograma. O paciente é colocado então na esteira rolante iniciando-se o exercício com o protocolo escolhido pelo médico.

A interrupção do exame ocorrerá caso o paciente apresente cansaço importante, sintomas indicativos de anormalidades cardiovasculares, alterações compatíveis com isquemia ou alterações significativas do ritmo cardíaco.

Traçados eletrocardiográficos e medida da pressão arterial serão registrados antes do esforço, ao final de cada etapa do exercício e regularmente na recuperação, a critério médico.

Resultado

Ao término do exame, o cardiologista já analisa o resultado e fornece o laudo, que pode ser entregue ao paciente imediatamente ou em outro momento (conforme rotina do serviço).
EXAMES
CONTATOS
63 98512 5230   |   (63) 3216-0767 atendimento@cardiopalmas.com.br cardiopalmas@gmail.com
Desenvolvido por SuperAnúncios
© 2021. CENTRO CLÍNICO CARDIOPALMAS.
Todos os direitos reservados.