É um exame feito em esteira rolante (caminhada progressiva, corrida), submetendo o coração a esforço físico e servindo para a avaliação ampla do funcionamento cardiovascular (como batimentos cardíacos, pressão arterial e condicionamento físico) e detecção de doenças, entre outros.
Preparo
No dia do exame, após o banho, não utilizar cremes, pomadas ou gel no corpo;
Vir ou trazer roupa confortável para exercício (agasalho/tênis).
Pede-se que o paciente retire todos os metais externos em contato com o corpo (brincos, pulseiras, cordões, relógios, cintos de metal, etc), pois podem interferir no registro do ECG de esforço.
Não fumar 2 horas antes do exame.
Dieta normal 2 horas antes ou dieta leve 1 h antes do exame; o paciente não deve fazer o exame em jejum.
A suspensão de medicação em uso fica a critério do seu médico e na dependência dos objetivos do exame. Quando o objetivo é diagnosticar doença arterial coronária, caso seja possível, recomenda-se suspender medicamentos que possam mascarar as manifestações da doença, como betabloqueadores (Atenolol, Propranolol, Metoprololetc), inibidores dos canais de cálcio (Diltiazem, Verapamil) e vasodilatadores coronarianos (Dinitrato ou Mononitrato de Isossorbida, Nitroglicerinaetc).
Realização
O primeiro passo é coletar dados com o paciente e descritos no pedido médico para definirmos a indicação do exame, afastar contraindicações e estabelecer o protocolo ideal de esforço para cada paciente.
O teste ergométrico tem um termo de esclarecimento e consentimento que deve ser lido e assinado pelo paciente ou seu responsável antes de iniciar o exame.
A seguir são colocados 5 eletrodos no tórax do paciente para o registro do eletrocardiograma. O paciente é colocado então na esteira rolante iniciando-se o exercício com o protocolo escolhido pelo médico.
A interrupção do exame ocorrerá caso o paciente apresente cansaço importante, sintomas indicativos de anormalidades cardiovasculares, alterações compatíveis com isquemia ou alterações significativas do ritmo cardíaco.
Traçados eletrocardiográficos e medida da pressão arterial serão registrados antes do esforço, ao final de cada etapa do exercício e regularmente na recuperação, a critério médico.
Resultado
Ao término do exame, o cardiologista já analisa o resultado e fornece o laudo, que pode ser entregue ao paciente imediatamente ou em outro momento (conforme rotina do serviço).