É um exame desenvolvido para monitorar a atividade elétrica do coração, de forma contínua, por um período de 24h, avaliando os batimentos cardíacos e arritmias, entre outros.
Preparo
Tomar banho antes de realizar o exame. Durante o uso do aparelho é proibido tomar banho, sob risco de danificá-lo, por isso novo banho apenas somente ao retirar o aparelho no dia seguinte.
Não usar cremes ou hidratantes na pele do tórax antes do procedimento (isso pode dar interferências no registro do ECG e atrapalhar a qualidade do exame).
É fundamental, em caso de pacientes portadores de marca-passo, trazer a carteirinha de identificação do aparelho para cópia das informações. A falta destas informações prejudica e até impede a análise e a interpretação do exame.
Realização
Após leitura e assinatura de termo de responsabilidade pelo uso de aparelho, 4 eletrodos de contato são aderidos ao tórax do paciente e conectados ao gravador por meio de cabos, e o monitor é afixado à cintura do paciente.
O aparelho gravará o registro eletrocardiográfico durante 24h, até ser interrompido manualmente.
Orientações durante o período que permanece com o Holter
Não deitar sobre colchões ou travesseiros magnéticos, pois os mesmos emitem ondas elétromagnéticas que dão interferência, impedindo a gravação da atividade elétrica do coração.
Não passar em portas magnéticas (como portas de banco).
Liberada a utilização de telefones celulares, micro-ondas e todos os equipamentos eletrodomésticos.
OBS: Em hipótese alguma o aparelho pode ser molhado ou desligado pelo paciente, sob risco de a gravação ser prejudicada ou interrompida (e até o aparelho ser danificado), sendo necessário a repetição do exame. Caso ocorram erros de gravação que prejudiquem a qualidade do exame, também poderá ser necessário a repetição da gravação.
Resultado
Após o término do exame, a técnica transferirá os dados registrados ao computador e enviará ao médico cardiologista para análise e laudo.
O laudo estará disponível, em média, em 48h.